domingo, 31 de março de 2013

O CRISTO QUE RENASCE!

       Hoje é DIA DA PÁSCOA. São múltiplos os significados, pois as diversas culturas espalhadas pelo mundo se apropriaram a seu modo, deste evento originalmente judaico.
Nasci em uma família cristã protestante. Aprendi a comemorar este dia como sendo aquele em que Jesus Cristo ressurge da morte para a vida eterna. Dia de alegria, renovação espiritual, comunhão, sobretudo, de renovação das forças e esperanças.
Venho refletindo há algum tempo sobre a vida. Mais precisamente sobre a vida de Jesus. Qual o seu legado? O que de fato este homem deixa de importante para nossa vida?
Conferindo sua vivencia através dos evangelhos, suas reflexões e parábolas, algo fica evidente: O Mestre pretendia que os homens refletissem... Pensassem... Analisassem. Questionassem o que estava posto, acabado, formatado. Queria que o Pai se manifestasse aos homens, não pelos ritos, mas pela reflexão. Denunciou as práticas de aprisionamento de consciências pelos discursos vazios e rituais sem sentido.
Apresentou um modo de viver que remete ao projeto inicial do criador, ou seja, que todos vivam juntos, em comunhão, onde, obviamente, não haja espaço para a exploração.
Indicou um caminho que leva ao Pai, não pelas mãos de uma religião interesseira que tem seu fim em sim mesma, pelo contrário, declarou que justamente quando o indivíduo consegue enxergar o outro, como sendo ele mesmo, a comunhão se instala, a paz acontece, o Pai se manifesta.
Considerando a ética do sistema de organização de sociedade vigente, a que se considerar como urgente a ressurreição, não do cristo homem, mas de seus ideais, seu ensinamento e seu exemplo.
          Viva, Jesus Cristo! Viva!

Nenhum comentário:

Postar um comentário