sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

Pérolas de 2017

Como tinha dito, este ano, nós, as crianças e eu, conseguimos construir uma relação muito mais verdadeira, mais sincera, e por isso mesmo, mais descontraída também. Boa parte deles solta uma pérola quase que diariamente. Isso, claro, rende, para mim, boas risadas. Resolvi, então, falar sobre este ano através destas pérolas.

Olha aí o professor apaziguando uma briga: Algumas das minhas meninas estavam brigando. Daí, falei: vamos parar com isso né... Até porque, ano que vem tá todo mundo junto de novo, mas agora no terceiro ano, vão estar mais mocinhas, lindas, tem de melhorar! Aí abraçamos, ficamos um pouquinho juntos... Daí foram embora, meio chorando, meio sorridentes, até que uma voltou e falou: profee,  acho que não vamos ficar todas juntas não... a mãe de "fulana" até agora não veio renovar a matrícula dela... vamos torcer pra não vir né profee...!

Este aqui tirou uma onda: Um dos meus guris, hoje, em pleno momento de atividade, começa cantar uma musica a plenos pulmões... lá de trás, eu, cheio de razão, retruquei: ah, cantando desse jeito já sei onde vai dar... Ele, imediatamente cai na gargalhada e me mostra o caderno, todo vitorioso - pensou q eu tava laaaaá atrás né profee... 

Minha careca é um dos assuntos preferidos deles: Um dos meus meninos passou a mão na minha cabeça: profee, tá nascendo cabelo! Tá nada Werick - retruquei...! Imediatamente ele chama mais três, que com o tato confirmam: tá nascendo sim, profee... pouquinho, mas tá!

Mais uma da minha falta de cabelo: A correria não tem me permitido passar a máquina no restinho de cabelo... uma de minhas meninas ficou me olhaaaaando e foi logo dizendo: profee, seu cabelo tá cacheando...! 

Nesta aqui sobrou até para a professora de Artes: Volta às aulas: "galera, bora fazer um tour pela escola pra descobrir o que mudou? Demos de cara com a professora de artes, de cabelo novo..." "e aí, já conseguiram notar algo diferente"? - perguntei. "o cabelo da tia Lúcia!" - gritou aquele sapeca...!

Aqui fiquei sem saber se eu era bonito ou feio: Uma das minhas gurias: "professor, domingo vi um homem parecido com o senhor"! Eu aproveito pra provocar: "bonito ou feio"? Ela, sem pestanejar: "feio..." depois, como quem se dá conta do que acabara de falar, emendou: "ele era feio, o senhor é muito mais bonito que ele...

Sobre o criador, olha só que esta daqui falou: Um dos meus sapecas, ontem, estava filosofando comigo sobre Deus... até que nos perguntamos: será que Deus ri? Ela pensou, pensou... acho que ri, profee! Soltei uma gargalhada daquelas... ah, profee, mas acho que ele não ri assim não. Ele dá só um sorrisinho, assim, bem devagarzinho mesmo!

Mais uma sobre o criador: Um dos meninos fez uma traquinagem diante de todos... meia hora depois, desequilibrou-se da cadeira e caiu... Gargalhada geral, menos pra uma das meninas, que me procurou em segredo, com os olhos arregalados: "está vendo, professor? Fez coisa errada, Deus tratou..."!

Este resolveu me ajudar numa investigação: "Estou desconfiado que este aqui colou..." pensei alto analisando umas avaliações que acabara de aplicar. Um dos meus meninos, atento a tudo, sugeriu: "olha a avaliação de quem estava na frente dele, profee. Se tiver igual é porque colou..."

Olha a lei do retorno: Hoje eu, irritado, disse aos meus guris: "quando quiser ir ao banheiro, o correto é dizer assim - professor, preciso ir AO banheiro. Não quero ouvir ninguém dizendo vou No banheiro... Passados uns 20 minutos, meu sapeca gritou: "profee, posso ir AO tomar água..."?

Este aqui só respondeu quando teve certeza: Hoje um dos meus meninos apareceu com uma camiseta do São Paulo e uma mochila do Flamengo. Intrigado, perguntei: afinal, você torce por qual dos dois? Ele me olhou, pensou bastante, senti que teve medo de errar... respondeu, então, com outra pergunta: qual o seu, profee? Flamengo, respondi... ele deu um sorrisão e emendou: "é nois" professor...

É que o silêncio incomoda, eu acho: Sabe aquela hora que a sala fica em silêncio? Aquela tranquilidade? Pois é... num desses momentos, hoje, aquele sapeca, daqui da frente, grita pra uma colega lá de trás: "Samyra!! Conta aquela do rato aí pra nós..."

Até na hora do conteúdo tem pérola: Estávamos conversando hoje sobre o que a letra R faz com o som das palavras qdo "se mete" no meio da sílaba: daí lembramos de gRelha, gRilo, pRato, gRade, etc... Até que ouvi o que já temia: fRamengo, professor!!!

Mais uma: Hoje estávamos conversando sobre o que a letra S faz com a letra E, quando vem depois. Aí as crianças foram lembrando de eScada, eStado, eScola, eStudar, eSmola... tudo muito bom, até um deles levantar e gritar com toda força - eS namorado profee...!

Esta aqui é uma das melhores: Estudando bilhete, hoje, perguntei: o que é um bilhete? É aquele papel que levamos pra casa avisando alguma coisa, respondeu uma das meninas... é aquilo que a professora escreve no caderno para avisar a mãe que a pessoa tá teimando, respondeu outro... tá, mas pra que serve, então, o bilhete, insisti... Pra prejudicar a vida da gente, respondeu, de pronto, o sapeca...!

Acho que nunca rimos tanto como nesse dia: A atividade é do sistema multiplicativo. Multiplica e divide na mesma operação. Era preciso desenhar uns pintinhos que tínhamos acabado de dividir. Todo mundo fez pintinho, o sapeca, com preguiça, fez bolinhas... que pintinho estranho é esse guri? Ralhei! Ainda estão dentro do ovo, profee...!! 

Este, só pensa naquilo: Hoje, um dos meus guris me interpelou: Profee, tem uma balinha aí? Tenho não! Respondi. Aí no seu armário tem, profee, insistiu. Tem nada, e continuei: então, como estávamos falando ontem, tem a questão no NH naquelas palavras. Alguém lembra de alguma?! BALINHA, professor! Gritou o sapeca !!! 

Vou fechar com as três mais bonitinhas do ano: O sapeca lê: Lájima...! Ele pensa, pensa, repete lájima... de repente grita: LÁGRIMA profee, LÁGRIMA...! 

Profee... vc viu que passou no globo repórter sobre o que estamos estudando da Africa? Do BAOBÁ? Lembrei do senhor...! Siiim, eu vi! Lembrei de vocês...! 

O que vocês notaram de diferente entre o filme e a peça de teatro A Bela e a Fera? 
Meu sapeca já grita: Ah, profee, queria que ele se transformasse em príncipe sem apagar a luz...!

Claro que tivemos problemas. Claro que foi um ano difícil também em muitos aspectos, mas como se vê, de muitas risadas também. Estava pensando aqui, enquanto reescrevia essas pérolas, que uma das coisas mais importantes que aprendi este ano é de que agora posso dizer com certeza que, assim como disse nossa mestra Emília Ferreiro, as crianças pensam, sim, sobre a escrita, e, se me permite, professora, acho que elas pensam sobre tudo.

Grande 2018 para todo mundo!

2 comentários: