sábado, 12 de maio de 2012

Feliz Dia das Mães, DONA DIVA!!!

Pensei em homenagear as mães com um texto aqui no blog. Lembrei-me de Maria, da Sagrada Família. Talvez fosse o modelo ideal, afinal foi mãe do maior intervencionista da história.
De súbito, lembrei-me de uma senhora negra, analfabeta, cristã protestante, mãe de seis filhos... Dona Diva, minha mãe...
O que escrever dessa mulher? Os dedos parecem que ficam gelados e a cabeça confusa.
Poderia estar sendo injusta com ela, afinal não consigo me lembrar de tudo. Posso esquecer-me de alguma coisa importante, e comprometer toda a descrição.
Mas de uma coisa me lembro. Não se trata de uma mulher perfeita, falar a verdade, ela nunca quis ser. Não tem nada a ver com aquela ilustre representante da sagrada família. Apenas conduziu ao lado de Olimpio (que de José também não tem nada... mas deixa pra lá...) um projeto de família.
Sem nunca ter frequentado a escola, nos conduziu até onde deu, ou até onde seu universo permitiu. E, não podemos reclamar. Fomos mais longe do que ela poderia supor.
Poderia aqui descrever as noites acordadas, ou de “sono leve” dos sábados ao longo do tempo, dos cuidados naquelas horas difíceis...
Mas não é necessário... Ela não precisa e nem pretende nada disso... Só me lembrei de umas coisas mais ou menos assim:
          "Ooow gurizinho terrívee... não concorda com nada", dizia ela...
Mas também já a peguei falando pra alguem assim:
          "Esse meu filho Jairo é incrívee...
Incrível é a senhora, que nunca frequentou escola, mas do alto de sua sabedoria, sempre nos norteou no caminho do bem e da justiça...
           Feliz Dia das Mães, dona Diva, e todas as mães do mundo!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário